Dispatch

Módulo de logística para entregas e coletas de mercadorias.

O Dispatch é uma solução de logística de entregas ou coletas de mercadorias e serviços, totalmente integrado a plataforma de rastreamento Global Cianorte, que possibilita o controle de rastreamento em tempo real, recebendo informações sobre o status de cada tarefa. O ambiente Dispatch é oferecido para os Clientes Finais.

 

   Controle de acessos

Os acessos do Dispatch são liberados para o Monitoramento na Global Cianorte, na guia → Cadastro de Equipamentos → Transferência de Acessos Dispatch → “Atribuir acesso”.

  • *O Usuário Administrador, deve transferir os acessos para os Clientes Finais que irão utilizar a plataforma Dispatch. Cada entregador vinculado consumirá um acesso.
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    Liberação Dispatch

    Após transferir os acessos para o Cliente Final, para que o Cliente Final tenha acesso ao módulo é necessário liberar a permissão do Dispatch em → Configurações → Cadastro de Perfil → Perfil de Clientes Finais → Perfil de acesso aos clientes → Outros → "Dispatch" → Salvar.

     

    Acesso

    Para o Cliente Final acessar a plataforma Dispatch, ele deve acessar sua plataforma web com Login e Senha e selecionar no Menu Principal a opção → Dispatch.

     

    Dashboard

    No Dashboard do Dispatch é possível realizar uma visão geral dos pedidos, localização, clientes, localização do entregador, adicionar telas no menu Favoritos, entre outros.

  • Pedidos x Realizados: Quantidade de pedidos cadastrados e quantidade de pedidos que já foram realizados/finalizados.
  • Novos clientes, x Novos Pedidos: Quantidade de novos clientes e pedidos que foram cadastrados no dia atual.
  • Tarefas Reagendadas: Quantidade de tarefas que foram reagendadas.
  • Agentes de Campo Online: Quantidade de agentes de campo (entregadores) que estão online no aplicativo.
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    Markers

    Os Agentes de Campo também são exibidos no mapa de acordo com o GPS do celular, com os Status “Executando” e “Finalizado/Falha”. Ao clicar sobre o marker das tarefas, uma janela pop-up surgirá com as informações: Descrição, Status, Tipo, Cliente, Agente de Campo, Data Inicial, Prazo Final, e os Dados do Endereço de Entrega. As cores do marker das tarefas são alterados de acordo com a mudança de status. Observe na imagem a seguir.

     

    Timeline

    Na parte inferior do dashboard está disponível a Timeline, que exibe todos os entregadores, entregas, e horários. As tarefas podem ser reagendadas e também alocadas para outro entregador, com um duplo clique sobre a mesma, a tarefa ficará na cor amarela, após isso, arraste a tarefa para o local desejado.

     

    Cadastro Cliente

    Para cadastrar um cliente relacionado às entregas, clique em → Menu Principal → Cadastro Clientes → “Adicionar”.

     

    Botões:

  • Editar: Altera as informações do cliente selecionado.
  • Deletar: Exclui o cliente selecionado.
  • Recarregar: Atualiza as informações da tabela.
  • Colunas: Filtra as colunas desejadas. Exemplo: ID, Nome, e Bloqueado.
  • Exportar: Transporta as informações da tabela inicial para os formatos PDF, CSV, JSON, XML.
  • Importar clientes: Selecione um arquivo existente CSV ou Excel, com as colunas *obrigatórias: Nome, Sobrenome, DDI, Telefone, Latitude, Longitude, Descrição, Número, Rua, Cidade, Estado, e País.
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       Dados

    Após clicar no botão "Adicionar", você será redirecionado para a guia de cadastro de cliente. Nela, preencha os parâmetros (Nome, Sobrenome, DDI, Telefone, Dados de Endereço - Pesquisa no campo do mapa).

  • *É possível cadastrar vários endereços, como: endereço da casa, trabalho, etc.
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       Cadastro Pedido

    Para cadastrar um cliente relacionado às entregas, clique em → Menu Principal → Cadastro Pedido → “Adicionar”.

    Ao cadastrar o pedido, automaticamente estará disponível para o(s) entregador(es) o Hash, que deverá ser informado para o Cliente vinculado para o acompanhamento do status do seu pedido pelo aplicativo Follow. Observe na imagem a seguir.

     

    Botões:

  • Editar: Altera as informações cadastradas do cliente.
  • Deletar: Exclui um cliente cadastrado.
  • Recarregar: Atualiza as informações da tabela.
  • Colunas: Filtra as colunas desejadas. Exemplo: ID, Hash do pedido.
  • Exportar: Transporta as informações da tabela inicial para os formatos PDF, CSV, JSON, XML.
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       Dados

    Após clicar no botão "Adicionar", você será redirecionado para a guia de cadastro de pedido. Nela, preencha os parâmetros (Descrição, Observação, Entregador, Cliente, Endereço, Tipo: Entrega, Retirada ou Serviço Terceirizado, Data, Horário Inicial e Final).

  • *O mesmo pedido pode ter uma ou mais tarefas. Ao selecionar um entregador específico, o mesmo receberá a tarefa no aplicativo F/Dispatch, caso não seja selecionado nenhum entregador a tarefa chegará para todos os entregadores, quando um entregar aceitar a tarefa ela não ficará visível para os outros entregadores.
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       Cadastro Agente

    Para cadastrar um agente de campo (entregador), clique em → Menu Principal → Cadastro Agente de campo → “Adicionar”.

  • *Cada entregador cadastrado será vinculado ao aplicativo F/Dispatch - Follow e consumirá um acesso.
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     Dados de acesso

    Após clicar no botão "Adicionar", você será redirecionado para a guia de cadastro de agente de campo. Nela, preencha os parâmetros (Nome, Sobrenome, E-mail, Dados de Endereço e Dados de acesso - Mobile, Login e Senha para o Entregador acessar o aplicativo F/Dispatch).

  • *Se o cliente final possuir veículos rastreados cadastrados, será possível selecioná-los para vinculá-los ao entregador.
  • NOTA: O usuário do aplicativo Follow poderá acompanhar em tempo real a rota do entregador.

     

     ;Relatório de tarefa

    Para visualizar o relatório com o resumo geral das tarefas executadas pelos agentes de campo, clique em → Menu Principal → Relatórios Tarefa → “Filtros”.

     

    Colunas do relatório

  • Tempo planejado: Tempo cadastrado para tarefa (Data Inicial/Data Final).
  • Km percorridos: Quilometragem percorrida pelo entregador.
  • Tempo executado: Tempo total de tarefas executadas.
  • Diferença executado x planejado: Comparação da data inicial cadastrada com a data da execução final da tarefa.
  • Reagendamentos: Reagentamento da tarefa realizado pelo entregador no aplicativo F/Dispatch.
  • Agente de campo: Identificação do entregador.
  • Tarefa: Identificação da tarefa cadastrada.
  • Data de conclusão: Data em que a tarefa foi finalizada.
  • Cliente: Cliente vinculado à tarefa.
  • Status da Tarefa: Disponível, Aceita, Executando, Reagendada, ou Finalizada.
  • Data inicial: Data inicial do status da tarefa.
  • Tempo total: Tempo total da realização da tarefa.
  • Foto: Imagem da assinatura do cliente ou comprovante.
  • Observação: Notas adicionadas pelo entregador.
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      Filtros

    Em filtros, defina os parâmetros (Agente de campo; Tipo de tarefa: Retirada, Serviço Terceirizado; Status da tarefa: Aceito, Executando, Finalizado, Rejeitado, Falha, Reagendamento; Data Inicial; Prazo final - Até 3 meses) e clique em "Gerar Relatório". O relatório será executado em segundo plano.

  • É possível ordenar o relatório para: Agente de campo, Tarefa, Data inicial, Data de conclusão, e Cliente e exportar o relatório para os formatos PDF e CSV para o e-mail preenchido.
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      Aplicativo F/Dispatch

    O F/Dispatch é o aplicativo para os Agentes de Campo (Entregadores) receberem as tarefas e alterarem o status de cada uma para o acompanhamento pelo módulo na Global Cianorte. Ao concluir as tarefas é possível enviar informações da entrega como: fotos, assinatura do cliente e observações. Além de consultar tarefas dos próximos dias, visualizar histórico de tarefas realizadas e alterar seu status de trabalho, como por exemplo: Entrega ou Almoçando.

     

      Conecte-se

    Realize o download e instale o F/Dispatch pelo Google Play ou Apple Store. Após a instalação, para o entregador acessar o aplicativo em seu dispositivo móvel, na tela inicial de login, é necessário informar o Usuário e Senha, cadastrados no Dispatch em → Agente → Dados de acessos.

     

    Requisitos mínimos

  • Android 4.4 ou superior.
  • iOS 11 ou superior.
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      Informações

    Na tela inicial do aplicativo é exibido a quantidade de tarefas atribuídas para o entregador, tarefas não atribuídas à nenhum entregador, e os pedidos do dia atual e dos próximos 6 dias.

     

      Tarefas

    Ao selecionar uma tarefa, é possível visualizar no mapa o local da entrega e a rota, com as opções iniciais para Rejeitar ou Aceitar a tarefa. Ao rejeitar uma tarefa, ela será automaticamente excluída da lista de tarefas a serem feitas. No canto superior direito, o ícone de marker lista os aplicativos de localização/mapa, instalados e disponíveis no dispositivo para o vínculo da navegação a partir de seu ponto atual até o ponto da tarefa.

  • *A rota exibida a seguir é do serviço do OPEN.
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      Aceitar pedido

    Ao aceitar o pedido, o botão Aceitar será alterado para Iniciar, com um clique no botão iniciar é possível abrir um assistente de navegação para auxiliar na rota de entrega. Após Iniciar a Tarefa é possível finalizá-la. Caso ocorra uma falha escolha as opções: Falha ao concluir, Reagendar, ou Cancelar.

  • Falha ao concluir: Descreva o motivo da falha.
  • Reagendar: Indique uma data e horário para a nova entrega.
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      Protocolo de entrega

    Ao finalizar uma tarefa, o entregador poderá coletar a assinatura do cliente, adicionar imagens/fotos, e informar uma descrição.

     

      Histórico

    Com um clique no segundo ícone na parte superior do aplicativo, é possível visualizar todo o histórico das tarefas. Ao clicar em uma tarefa é possível verificar os seus detalhes.

     

      Configurações

    Na tela de configurações é possível alterar o Idioma do aplicativo (Espanhol, Português ou Inglês), configurar se deseja Receber Notificações (Push) ou não, e o Fuso Horário do aplicativo.

     

      Aplicativo Follow

    O aplicativo Follow é destinado para o Cliente acompanhar o status e trajeto dos pedidos solicitados.

     

      Conecte-se

    Realize o download e instale o Follow pelo Google Play. Após a instalação, para efetuar o login, clique em “Cadastre-se” e realize um cadastro rápido dos parâmetros (Nome, Sobrenome, Número de telefone, E-mail, e Senha).

     

    Requisitos mínimos

  • Android 4.4 ou superior.
  • iOS 11 ou superior.
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      Pedidos

    Após logar, para acompanhar os pedidos é necessário informar o código do HASH, gerado no cadastro de pedido na plataforma Dispatch, para isso clique no botão (+) na parte inferior da tela Histórico de pedidos.

  • *Os pedidos adicionados são exibidos na tela inicial do aplicativo. Com um clique no pedido é possível verificar os detalhes. Caso o entregador possua o rastreador vinculado será exibido no Follow o ícone do marker e o cliente poderá acompanhar em tempo real o veículo.
  • NOTA: O veículo será exibido no mapa após o reporte.

     

      Menu

    No Menu é possível visualizar a imagem de perfil, selecionar o Histórico de pedidos, Avaliações de tarefas, Conta, Configurações (alterar o idioma do aplicativo para Espanhol, Português ou Inglês), configurar se deseja Receber ou não as Notificações - Push e Sair do aplicativo.